Origami


  • palavra de origem japonesa. 
  • A arte de dobrar o papel. ("Ori" significa dobra e "kami" significa papel e espiritu de Deus.)
  • Ao juntar "Ori" com 'kami" a pronuncia fica "Origami" 
          Também conhecida como a dobradura em papel, não tem origem comprovada, porem foi desenvolvida no japão.
            Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto à origem do papel.
           O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde do sécudo XVI.
           Em 1955, na cidade de hiroshima, aconteceu um fato real, conta a história que uma garota chamada Sadako Sasaki, vítima da bomba atómica, ao escutar uma lenda de uma amiga que dizia, se uma pessoa fizesse mil origamis de grou, (ave sagrada no japão), teria um pedido realizado.
            Sadako iniciou os origamis de grou, mas morreu antes de concluir seu objetivo, porem esse gesto foi bastente para transformar o esforço em um símbolo para as crianças de todo o mundo.  Até hoje, os japoneses fazem origamis de grou e as depositam no monumento em sua homenagem na cidade de Hiroshima.   O filma Os mil grous de papel foi inspirado na história de Sadako.