O metro, que tem como simbolo a letra (m), é uma unidade de medida de comprimento padrão que tem por base as dimensões da terra. O metro é muito utilizado nas construções civis, nas indústrias mecânicas e pelo mundo. Sempre estamos usando o sistema métrico no nosso dia-a-dia. Porem, nem sempre foi assim, na antiguidade, cada país ou região criava sua própria unidade de medida-padrão. Com o desenvolvimento do comércio, tornou-se difícil troca informações e comercializar alguns produtos. Surgia então a necessidade de criar uma unidade de medida aceita por todos.
Foi ai que, em 1789 o Governo Republicano Francês fez um pedido à Academia de Ciências da França para que criasse um sistema de medidas baseadas em uma constante não arbitrária. Após esse pedido, em 25 de junho de 1792, um grupo de investigadores franceses, composto de físicos, astrônomos e agrimensores, deu início a esta tarefa, definindo assim que a unidade de comprimento, metro, deveria corresponder a uma determinada fração da circunferência da Terra e correspondente também a um intervalo de graus do meridiano terrestre, o que resultou num protótipo internacional em platina iridiada, ainda hoje conservado no Escritório Internacional de Pesos e Medidas na França, e que constitui o metro-padrão.
A palavra metro tem origem no grego métron, que significa "o que mede". No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.
Após definir a unidade principal de comprimento, perceberam que existem situações em que essa unidade deixa de ser prática. Se queremos medir grandes extensões ela é muito "pequena". Por outro lado, se queremos medir pequenas extensões, a unidade metro é muito "grande". Dessa forma, além da unidade padrão, o metro tem seus múltiplos e submúltiplos, como mostra a tabela abaixo.